quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

UM RANKING DAS NOVAS TERRAS


São mais de mil os planetas conhecidos fora do Sistema Solar, e o satélite Kepler, da Nasa, descobriu mais de 3.500 outros candidatos, dos quais pelo menos 90% devem ser mundos reais orbitando outras estrelas. Mas quão perto estamos de encontrar legítimos gêmeos da Terra, capazes de abrigar vida?

O grupo do Laboratório de Habitabilidade Planetária, da Universidade de Porto Rico em Arecibo, responde a essa pergunta com um ranking que mostra quais mundos descobertos até agora são os mais parecidos com o nosso mundo.

Para compará-los, a equipe lança mão de um artifício criado pelo astrobiólogo Dirk Schulze-Makuch, da Universidade Estadual de Washington, nos EUA. Em 2011, ele propôs a criação de um Índice de Similaridade com a Terra (IST). É um número, com valor entre 0 e 1, que leva em conta fatores mais ou menos conhecidos entre os exoplanetas – massa, raio e temperatura – para compará-los com o terceiro planeta a contar do Sol.

O sonho dos astrobiólogos, claro, é encontrar um planeta cujo índice seja 1 — um virtual gêmeo terrestre. Até o momento, eles tiveram de se contentar com menos. Dê uma olhada na ficha técnica dos 12 mundos identificados até agora (alguns deles sem existência completamente confirmada) como os mais parecidos com o nosso. Para criar um suspense, coloco a lista do menos parecido para o mais parecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário