domingo, 26 de fevereiro de 2012

LHC – O Grande Colisor de Hádrons

Visitantes On-line

 
O LHC (Large Hadron Collider) é um acelerador de partículas da classe: Foda!
Ainda se encontra em processo de construção, mas tudo indica que entre o final de 2007 e inicio de 2008 entre em operação se tornando o maior acelerador de partículas do mundo, o que para muitas pessoas significa: a maior Arma de Destruição em Massa do mundo.

Vista aérea do LHC – Linha branca representa o anel do acelerador

Localizado entre a França e Suíça, a profundidades que variam de 50 a 150m, o LHC possui 27km de circunferência[1] para acelerar partículas através de grandes campos elétricos, confinadas em campos magnéticos intensos até níveis de energia da ordem de 7 TeV[2]. Ao atingir tamanha energia elas colidem umas com as outras, frente-a-frente, cada uma com essa energia máxima que somadas dariam 14 TeV na colisão! Através dessas grandes colisões os Físicos podem estudar características da estrutura da matéria que não podem ser estudadas a baixos níveis de energia, como os componentes das partículas elementares e seus comportamentos.
Mas como essa maravilha tecnológica pode nos fazer mal? Você pode achar que o LHC só pega uns prótons de merda e brinca de bate-bate… mas ai é que você se engana, estamos diante de um dispositivo que pode gerar as maiores catástrofes já concebidas (ou todas juntas).
Instalações do LHC
Panorâmica 3D-1 – Panorâmica 3D-2 – Panorâmica 3D-3

Observe atentamente as panorâmicas acima e os sons do ambiente, agora imagine estar lá com uma iluminação menor… isso não te lembra Half Life? Lembra do que acontece no jogo? Se lembra das criatura interdimensionais que vieram para nosso mundo? Acha isso tudo era apenas um jogo inocente? Não! Estão nos preparando para o LHC há anos!!

Half-life – Nada mais que uma simulação de ativação do LHC

PERIGOS
Dentre as Mega-catástrofes capazes de destruir a Terra (ou até mesmo o Universo) mais prováveis de ocorrem devido a ativação do LHC temos:
  1. Produção de buracos-negros – Estes iriam começar absorver tudo a sua volta, ganhando cada vez mais massa e aumentando seu horizonte de eventos numa taxa que iria destruir por completo nosso planeta, o Sistema Solar e ferrar com nossas vizinhanças. Seriamos atraídos e dilacerados pelos seus intensos campos gravitacionais sem a menor chance de escapatória.
  2. Produção um tipo de matéria mais estável que a matéria comum – Isso converteria toda a matéria comum nessa forma de matéria mais estável, que sabe lá Deus sabe que raio é isso! Mas deve ser ruim…
  3. Produção monopólos magnéticos – Um monopólo seria capaz de gerar linhas de campo magnético abertas, como as linhas de campo elétrico de uma carga positiva ou negativa. No caso magnético isso nunca foi observado, pois esses possuem divergentes iguais a zero[3]. Os campos magnéticos sempre se fecham sobre si mesmos, como um dipólo elétrico (uma analogia com campos elétrico, uma carga positiva e uma negativa a uma certa distância uma da outra).
    A produção desses monopólos magnéticos podem induzir um processo de decaimento de prótons, geralmente em um pion e um pósitron, que faria toda a matéria se desestruturar. Até hoje não foi visto nenhum decaimento de prótons e muito menos monopólos magnéticos, apesar de muitos tentarem conseguir obter esses monopólos. Aqui temos uma tentativa que não deu certo: Will it Blend
  4. Iniciar uma transição para um diferente estado de vácuo quântico – Esse vou explicar com a seguinte analogia: Imagine uma bolha de sabão no vácuo e que dentro dessa bolha de sabão está esse nosso cantinho do Universo e que essa coisa absurda esteja em equilíbrio estável. Agora, imagine uma agulha gigante estourando a bolha. LHC = Agulha Gigante.
  5. Produção de uma Fenda Interdimensional – Essa fenda poderia trazer criaturas de outras dimensões para a nossa. Isso pode não ser inteiramente ruim, pois 0,0032% das criaturas interdimensionais são boazinhas. Portanto podemos ter essa sorte e não acabar sendo destruídos por uma raça interdimensional!
    Como essa é a única grande catástrofe que poderíamos lutar para não sermos extintos ou escravizados, foram feitas simulações pelos militares para estimar o número de pessoas que sobreviveriam a esse tipo de evento. O jogo Half-Life foi uma dessas simulações e como apenas 22,67% das pessoas que o jogaram conseguiram terminar o jogo sem nenhum cheat code, estima-se pouco menos de 1/4 do população do planeta sobreviveria a esse sinistro.
  6. Todas as anteriores ao mesmo tempo, com a adição de fortes dores abdominais – Essas ocorreriam imediatamente antes de sua morte quase que instantânea.

Comunidade Científica
A comunidade científica está claramente dividida quando o assunto é o LHC. Toda essa agitação se deve ao fato de um grupo achar que o LHC deve ser ligado a qualquer custo, uma vez que já foram gastas somas praticamente infinitas de verbas nesse projeto e é claro, pelas grandes descobertas que podemos fazer com os dados obtidos com ele. O outro grupo acha que não devemos ligá-lo, pois temem por essas possíveis catástrofes. Eles preferem rifar as peças do LHC separadamente para conseguir dinheiro para um projeto mais benéfico a humanidade, como o Mega Telão de Plasma Lunar – MTPL – que levaria a maravilha do cinema para todos no mundo, onde seriam apresentados os melhores clássicos como: Star Wars, De volta para o futuro, Jogos de Guerra e aqueles filmes dos Ewoks. Também usariam o MTPL como outdoor nos intervalos e toda a renda obtida com as propagandas seriam convertidas em Big Mac´s e camisinhas para todos.
Abaixo temos representantes dos dois grupos defendendo seus pontos de vista:
Dr. PhD. Wulfstein Genocydköff
Precisamos liga-lo! Sim! Imediatamente!
Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar! Ligar!
MUUUHAUHAUHAUHAHUAHU…
_________________________________________

Dr. Bob Bobson
Veja bem… sabe… ligar o LHC seria muito errado. Nós cientistas devemos prezar pelo bem de todos. Por isso apoio a ideia da rifa para construir o MTPL, assim todos sairiam ganhando.
Estaria interessado em comprar uns números da rifa de um magnético gigante? U$ 422,000 você leve 2 números.



Resumindo, ligar o LHC poderia ser como dar a descarga na maior privada de todas, o Universo.
Agora temos a polêmica, ligar ou não? Dê sua opinião em nosso Quiz do LHC.
=/
Notas do Autor:
[1] Para se ter uma noção do tamanho e dos níveis de energias envolvidos, farei uma comparação com meu acelerador de partículas, Jimmytron Hyper Collider ou JHC.
LHC – 27 km / JHC – 12 m
LHC – 14 TeV / JHC – 0.88 MeV
[2] Um elétron-volt, eV, é a quantidade de energia cinética ganha por um único elétron quando acelerado por uma diferença de potencial elétrico de um volt, no vácuo.
[3] O divergente do campo magnético igual a zero implica na não existência de monopólos:
Mas, certas teorias preveem a existência de monopólos nas condições e níveis de energia gerados pelo LHC.
Real Time Web Analytics

Nenhum comentário:

Postar um comentário