segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Breve História do Tempo


O QUE É TEMPO?
Muitas pessoas já se perguntaram sobre a verdadeira natureza do tempo, essa “coisa” que nos permeia e nos faz chegar sempre atrasado. Depois de muito estudo e pesquisa, cheguei a algumas conclusões intrigantes que gostaria de compartilhar com vocês.
Para iniciarmos essa dissertação é necessário uma certa bagagem teórica para que o assunto seja totalmente entendido por leigos, por tanto se não esta entendendo temos boas referencias no final do post.
Começamos com o conceito de entropia, que dizem ser a respeito do nível de desorganização do Universo que na verdade está equivocado. A organização universal é uma só e do ponto de vista dele (do Universo) está correta, é como quando sua mãe reclama do seu quarto bagunçado e que para você está muito bem organizado, afinal, você sempre encontra o que precisa. Ou seja, nós somos como a mãe mandona do Universo, que fica reclamando da sua organização.
Blá, bláblábláblá bláblá blá blábláblá….. Portanto chegamos à conclusão que o conceito de tempo é diretamente ligado à variação de entropia total através do axioma abaixo:
Axioma: Como a entropia aumenta a todo segundo, a cada segundo que passar o tempo aumenta-se em um segundo do segundo anteriormente passado e aumentado.
Depois dessa grande revelação, você pode se perguntar: “mas em quais situações relativísticas o tempo varia de forma diferente para cada observador?” A velocidades próximas à da luz, não é o tempo que passa mais devagar, mas sim a entropia que demora para lhe alcançar dando a impressão de dilatação temporal. É como tentar fugir da sua mãe querendo te bater, ela pode demorar… mas uma hora ela te alcança. Abaixo segue um bom exemplo de corrida contra o tempo.
Outro exemplo em que podemos perceber a organização superior do Universo, é no Paradoxo do Pão Amanteigado, este que sempre cai com o lado amanteigado para baixo. O fato dele cair nessa posição está intrinsecamente ligado ao conceito de entropia. Esta por sua vez, dilata o tempo ou contrai o espaço de forma que o tempo seja necessário e suficiente para que o pão de uma volta completa em seu eixo, e caia dessa forma. Esse efeito é explicado pela interação de ázarons.
Medir o tempo sempre é uma tarefa complicada, uma vez que existem erros associados aos medidores de tempo e principalmente ao erro associado ao movimento da Terra com relação ao éter luminífero.

Uma experiência foi realizada no Time Research Facilities na Universidade de Winsconsin pelo cientista Enrico Férmico, no qual ele utilizou um Dispersor Temporal Quântico Bi-Valvulado com Capacitância de Fluxo de Alta Densidade (o BVQTSHDFC ou Bi-Valved Quantum Time Spreader with High Density Flux Capacity, carinhosamente apelidado de Bob), uma câmara de bolhas, um relógio-de-sol e um lavalamp.

  experiência realizada em 1948 por Enrico Férmico.
E a ideia era simples: a experiência consistia em medir o tempo decorrido pelo tempo passado. Nesta época, a aparelhagem não era precisa o suficiente para tal objetivo e as equações de movimento do éter não eram totalmente conhecidas. No entanto, como mostra o gráfico abaixo, os resultados experimentais se aproximam da curva prevista pela teoria atual.

Curva obtida em laboratório do tempo decorrido por tempo decorrido e a expectativa teórica.
Um experimento que você pode fazer agora mesmo é observar a bolinha abaixo. Com a ajuda de um cronômetro simples você pode anotar o tempo decorrido em cada período e perceber que o tempo realmente passa.
Esperamos ter ajudado na resposta dessa pergunta imperguntável, que até há pouco era irrespondível.
=/
Referencias Bibliográficas:
Feynman, Richard and Wheeler, John “Interactions with the Absorber as the Mechanism of Radiation” PhD Thesis, Palmer Physical Laboratory, Princeton University, Princeton, New Jersey 1945
Heisenberg, Werner “Quantum Theory” University of Chicago 1930
Souza, Maurício “Almanacão da Turma da Mônica” Rio de Janeiro 2002
Von Neumann, John “Mathematische Grundlagen der Quantunmechanic” Berlin 1932
(Teoria, Exemplos e Pesquisa de Campo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário