sexta-feira, 26 de agosto de 2011

lição 3 do curso da expansão da consciência


Há três tipos de reações diante dum novo conhecimento: há pessoas que aceitam cegamente qualquer tipo de informação, tanto verbal como através de leitura. Há aqueles que rechaçam um novo conhecimento sem analisá-lo, sem investigar sua procedência, suas causas e os procedimentos utilizados para sua demonstração. Nestes dois tipos há certo grau de fanatismo ou em qualquer momento caem nele. Há uma terceira classe de pessoas que nem aceitam, nem rechaçam, mas sim analisam, investigam e acompanhando a informação recebem as chaves para chegar a uma melhor comprovação; estas pessoas se tornam cientistas, sábias, pois têm à sua disposição o melhor laboratório que lhes proporciona a Natureza - seu próprio laboratório. Este terceiro tipo de pessoas é o que está em melhor situação, deles nasceram grandes mestres, como um Paracelso, um Hipócrates, um Hérmes Trimegistro e muitos outros e ainda outros nascerão nesta Era. Os demais vivem cheios de conceitos, que jamais comprovaram.
Que é a morte? Como se processa?

A morte é uma mudança de estado. Para alguns é um novo nascimento, pois nasce-se na 4ª dimensão. É curioso o costume de alguns povos: choram quando nasce uma criança e fazem festa quando morre. Não há dúvida que essa tradição assinala a crua realidade dos sofrimentos que se suportam na escola da vida e o seu final por ocasião da morte.

O raio da morte reduz o chamado homem a uma simples quinta essência molecular, assim como uma tonelada de flores reduz-se a pequena quantidade de perfume essencial. A energia da morte, por ser uma corrente de altíssima voltagem, destrói totalmente o organismo humano quando circula por ele. Os moribundos costumam ver o anjo da morte como uma figura esquelética e espectral. Realmente o que sucede é que este usa o traje correspondente a sua função. Na vida prática os militares usam seu uniforme, o juiz sua toga, o sacerdote seu hábito religioso, etc. As vestimentas funerais e a esquelética figura horrorizam a quem não despertou a consciência. Fora de seu trabalho, a aparência dos Anjos da Morte é a de formosos meninos, sublimes donzelas, veneráveis mestres, etc.

O livro tibetano dos mortos diz: "Esteves desmaiado durante os últimos três dias e meio. Tão pronto te recobres deste desmaio terás a lembrança do que passou, pois neste momento todo o Sansara (universo fenomenico) estará em revolução". O ingresso nos mundos moleculares eletrônicos, no momento da morte, é uma prova tremenda para a consciência do homem. O livro tibetano dos mortos, assegura que todos os seres humanos caem no momento da morte num desmaio que dura três dias e meio. Max Heindel, Rudolf Steiner e outros sustém que durante estes três dias e meio, o Ego desencarnado vê passar toda sua vida em forma de imagens e em ordem retrospectiva. Asseguram ditos autores que essas recordações encontram-se contidas no corpo vital. Isto é certo, porém não é tudo. No momento da morte e durante os três dias e meio seguintes, a consciência e o juízo interno do falecido são libertados pela descarga eletrônica e então vê passar, como num filme, toda sua vida em forma retrospectiva. Visita então todos aqueles lugares com os quais relacionou-se, por isso é que "avisa" a seus parentes, em certas ocasiões. Revive cada cena de sua vida, repetindo tudo o que fez, sentindo alegria por suas boas obras e profunda dor pelas más. Refaz seus passos desde a velhice até a infância. Tudo isso ocorre no plano celular ou físico. Um trabalho retrospectivo similar realiza-se nos planos moleculares ou tetradimensional e um terceiro no plano eletrônico. O moribundo sabe que suas ações positivas e negativas estão sendo pesadas na balança, resumindo tudo, por isso chora e ri durante sua agonia. Há pessoas que realizaram este exame quando estiveram a ponto de morrer afogadas e ao serem salvas lembraram perfeitamente do processo pelo qual estavam passando.

O Anjo da Morte corta nesse período de três dias e meio o "cordão de prata" que une o corpo físico aos corpos internos. Depois o desencarnado entra num estado de consciência de tipo lunar, relativa. O "cordão de prata" ou "fio de prata", assim conhecido entre os esoteristas, corresponde ao cordão umbilical, exceto em sua constituição, que é de matéria muito mais sutil.
Três coisas vão para o cemitério: o corpo físico, o corpo vital e a personalidade. O corpo físico começa a decompor-se mais ou menos 24 horas após a morte. Alguns indivíduos não desencarnam realmente, sofrendo um ataque chamado catalepsia, mediante o qual cessam todas as funções orgânicas e quando acordam na fossa sepulcral desesperam-se e após consumir o pouco oxigênio de que dispõe morrem asfixiados. Não é raro encontrar-se esqueleto com a boca para baixo, por ocasião de exumação. No Oriente é costume incinerar o cadáver, coisa aparentemente dolorosa porém mais benigna. Muitas epidemias originam-se precisamente nos cemitérios, motivo porque é mais piedoso o costume oriental.

O CORPO VITAL - No organismo humano existe um corpo bio-eletro-magnético, que é o corpo vital ou assento vital, também chamado corpo etérico. É o assento da vida orgânica. Nenhum organismo poderia viver sem o corpo vital. Cada átomo do corpo vital penetra cada átomo do corpo físico para fazê-lo vibrar intensamente. Ambos os corpos se penetram e compenetram sem confundirem-se. Este corpo é realmente a seção superior ou assento superior do corpo físico: é de cor azulada. Todos os fenômenos químicos, fisiológicos, biológicos, de percepção, todo processo metabólico, toda ação das calorias, etc., têm sua base no corpo vital. Este tem mais realidade que o corpo físico. A cada 7 anos mudamos totalmente o corpo físico devido à renovação constante das células, não ficando um só átomo antigo no corpo. Porém, o corpo vital não muda e nele estão contidos todos os átomos desde criança, adolescência, juventude, madurêz e decrepitude. O corpo físico pertence ao mundo tridimensional, enquanto o corpo vital pertence ao mundo tetradimensional. Durante os desdobramentos astrais, o assento vital aproveita para repor ao corpo físico as energias perdidas durante o dia, porém só pode fazê-lo de maneira satisfatória enquanto o corpo físico dorme, aproveitando a saída do corpo astral. Quando o paciente dorme, o médico se alegra porque sabe que despertará melhor. Essa recuperação deve- se ao assento vital que está fazendo seu trabalho. Na realidade, o corpo vital jamais abandona o físico, salvo no último instante da vida, quando apresenta-se o raio da morte. O corpo vital não entra no sepulcro; flutua perto desse e vai-se desintegrando lentamente, conforme o cadáver vai se desintegrando.
A PERSONALIDADE - A personalidade é energética e forma-se durante os primeiros sete anos de idade e fortalece-se pelas experiências da vida. No ocidente a educação inicia-se a partir dos três anos de idade, quando ingressam no maternal, jardim de infância, etc. No oriente dá-se importância à educação desde o nascimento. O gnosticismo considera que se influi na criatura desde antes do nascimento. Se a uma futura mãe são dispensadas atenções especiais evitando-lhe desgostos e situações molestosas, repercutirá favoravelmente na criatura, mesmo antes da gestação, já que o casal está preparando o ambiente psíquico e moral propício, que influirá poderosamente na próxima gestação. Somente quando ambos vivem num estado enaltecedor edificante produz-se aquele intercâmbio de forças anímicas através de cada célula, que realmente logram engendrar uma formosa criatura.

Muitos pecuaristas, agricultores, jardineiros, etc., dedicam-se com esmero na produção dos melhores exemplares de animais, frutas e plantas, mediante seleção de sementes e cruzamentos, enquanto descuidam-se da própria espécie humana, fecundando ao acaso. O gnósticismo revolucionário informa que é possível escolher e determinar voluntariamente o sexo da criatura, quando a Lei do Karma o permitir. Na imaginação de todo homem existe sempre o protótipo vivente de uma beleza ideal feminina. Na imaginação de toda mulher existe sempre o príncipe azul... Se no instante da união amorosa predomina o anelo masculino, o fruto do amor será mulher... Se no momento preciso ressalta o anelo feminino, a criatura será homem.

Baseados neste princípio, podemos dizer: se ambos põem-se de acordo para criar, é óbvio que podem determinar voluntariamente o sexo da criatura. Se no instante transcendental, marido e mulher em mútuo acordo psicológico anelam gerar um filho varão, o resultado manifesto será um menino. Se no momento maravilhoso da união metafísica, ele e ela quiserem ardentemente uma filha, o resultado será uma menina.

Escrito está com carvões acesos nas páginas do livro da vida que toda concepção realiza-se sob as influências cósmicas da Lua, em Câncer. Sabe-se que dos 48 cromossomos do espermatozóide, dois são sexuais: um masculino e outro feminino, representados por Y e X. No óvulo feminino existe a mesma proporção, com a diferença de que ambos os cromossomos sexuais são X e X. Quando ambas as células unem-se, sacrificam a metade dos cromossomos, incluindo um sexual. Esta operação matemática dá como resultado o mesmo total de 48 cromossomos originais, dos quais, dois sexuais determinam o sexo da criatura. Se o zoosperma perdeu o cromossomo Y ficaram XX e portanto ficou definido o sexo feminino. Se o que desapareceu é um cromossomo X da célula masculina, na união com o gameta feminino resultará XY, determinante do sexo masculino.
Os poderes da imaginação e a vontade unidos em vibrante harmonia são utilizados por esposo e esposa, o qual repercute, em última instância, na seleção dos cromossomos sexuais da célula fecundante. Tudo isto realiza-se de acordo com a Lei do Karma. As "impressões durante a gravidez" é algo que deve ser levado em conta. Conforme relato bíblico, Jacó combinou com seu parente Labão que todas as crias do gado que nascessem com determinadas manchas passariam à sua propriedade. Jacó planejou arranjos, colocando nos currais varas em determinadas posições caprichosas, a fim de que as crias nascessem com as pintas desejadas, já que suas mães eram obrigadas a ver permanentemente o arranjo imposto pelo cuidador. Ao notar Labão que o seu sobrinho levava vantagem com as crias, resolveu modificar o contrato e só bastou que Jacó tirasse seu arranjo para seguir enriquecendo à custa de seu desprevenido tio. Se no animal realiza-se este fenômeno, com maior facilidade no ser humano, que sendo parte integrante da Natureza é melhor dotado de inteligência e de outros tantos poderes com os quais pode realizar prodígios insuspeitáveis. O poder da imaginação bem encaminhado ainda não é conhecido nem desenvolvido pela maioria dos seres humanos. Não tem nada a ver com a mal chamada imaginação subjetiva, inconsciente, sem rumo e sem resultados positivos.

A influência psíquica sobre o feto é muito grande. Conta-se que as mulheres espartanas davam à luz criaturas extraordinariamente belas e bem constituídas, pois mantinham à vista, em seu dormitório, estátuas de Apolo, Jacinto, Narciso, etc. e desfrutavam, ao mesmo tempo, de suaves músicas de harpas e flautas. Também os maridos espartanos não deviam mostrar-se mal humorados, senão sempre satisfeitos. Heliodoro conta que de um casal espantosamente feio nasceu um varão extraordinariamente belo, devido a que sua mãe mantinha diante de si, em seu dormitório, uma maravilhosa estátua de tamanho natural, de Adonis. Também o tirano de Chipre, mal conformado e feio, foi, não obstante, pai de rapazes surpreendentemente lindos, pois ornamentava o dormitório com radiantes figuras de divindades. Lesssing - o grande crítico - nos fala da influência especial das artes plásticas no caráter de uma nação, sendo ideal para melhorar o padrão de um povo. "Se se criam belas estátuas estas atuam sobre o povo e o Estado tem que agradecer às estátuas e a seus criadores, por belos cidadãos". Necessário é regressar ao ponto de partida original e cultivar com singular anelo a beleza do espírito. A câmara nupcial deve converter-se num templo da arte; ela é em si mesma o centro magnético do amor. As mulheres da santa predestinação não devem jamais perder a capacidade de contemplação das belas obras de arte, a fim de que o fruto de seu amor seja realmente belo.

É absurdo afirmar que os sete milhões de zoosperma em concorrência louca procuram cada um chegar primeiro e qualquer deles indistintamente fecundar o óvulo. É inquestionável que o zoosperma fecundante possua uma força maior, porém isto se deve à união psíquica entre este e a Essência que espera no umbral da vida para reencarnar. Não há na vida maior força que aquela que fazem os germens masculinos e femininos para encontrarem-se.

Quando o zoosperma une-se com o óvulo inicia-se a gestação. Os 48 cromossomos da célula gestada nos indica claramente as 48 leis que regem o organismo humano. Os cromossomos dividem-se em genes; uma centena ou mais constitui um cromossomo. A total constituição do organismo humano está determinada pelos gens, os quais vibram rapidamente e vêm a constituir uma zona intermediária entre o mundo molecular e o celular.

É maravilhoso o trio que inicia nossa vida: concepção, gestação, nascimento. O homem começa com uma célula. Os processos internos que iniciam a concepção são tremendamente velozes, porém, com o tempo, todos os processos orgânicos tornam-se mais lentos, na relatividade do tempo. A gestação humana dura 10 meses lunares, a infância 100 meses lunares e a vida pouco mais ou menos 1.000 meses lunares. A Essência somente penetra no corpo físico no instante em que fazemos nossa primeira inalação. Durante o curso da existência diferentes tipos de energia fluem pelo organismo humano. Cada tipo de energia manifesta-se a seu tempo. Aos 4,5 meses de concepção manifesta-se a força motriz e muscular; isto está relacionado com o início da função respiratória e pulmonar. Aos 10,5 meses, o crescimento com todos os maravilhosos metabolismos e os tecidos conjuntivos. Entre os 2 e 3 anos fecha-se a "moleira" das crianças, ficando o sistema cérebro-espinhal perfeitamente formado, perdendo, então, a clarividência, pois enquanto a "moleira" está aberta os infantes têm o poder da clarividência em atividade, por isso a educação da criança, nesse período, deveria ser especial. Aos 14 anos aparece a energia passional fluindo avassaladoramente pelo sistema neuro-simpático; aos 35 anos o sexo torna-se sublimado, aparecendo em sua forma transcendental de emoção criadora, propício para o trabalho de profunda realização íntima. A personalidade fortale-se conforme as experiências da vida. A personalidade é filha de seu tempo e morre com seu tempo. Depois duns 80 anos termina a vida sobrecarregada de lembranças.

A personalidade tem mais resistência que os corpos vital e físico, pois quando estes se desintegram, após a morte, aquela continua sujeita às suas lembranças e costumes. A personalidade penetra no sepulcro e sai dele perambulando pelo cemitério ou quando há visitas de parentes. Algumas vezes, impulsionadas por obsessões muito poderosas, materializam-se inconscientemente. A personalidade é energética e atômica. É perecedora. Pode durar muitos anos, mormente se em vida era de comportamento reto. As personalidades fortes, como a de alguns militares ou executivos, demoram mais para desintegrarem-se.
O QUE CONTINUA - Aquilo que continua é a Essência e os Eus Psicológicos pluralizados. Estes últimos são legiões de defeitos. Tudo isto constitui o fantasma do morto, o que comumente denomina-se corpo astral, cujo termo não pretendemos definir no momento, a fim de evitar-se confusões; o mesmo dizemos da Essência e do Eu pluralizado, preferindo denominar, por enquanto, o falecido. Quando o indivíduo morre, dizemos que fica num estado de consciência lunar ou inconsciência. O falecido crê que está vivo. Se alguém diz-lhe que está morto, olha com olhos de sonâmbulo e não acredita, pois continua vendo seu corpo e tocando-o. Vê tudo a seu redor de igual forma, pois ignora que a 4ªdimensão onde está é uma réplica exata da nossa 3ª dimensão, composta de um tipo de matéria imperceptível aos olhos físicos. O falecido inconscientemente segue vivendo aqui mesmo, porém sem o corpo físico, realizando seus mínimos atos, trabalhos e hábitos. Deita-se na cama, senta-se em sua cadeira preferida e à mesma hora, acerca-se da mesa para comer. Chega ao trabalho com a pontualidade de sempre. Realiza tudo isso não com o fim de assustar a alguém, senão porque acredita que está vivo. Algumas pessoas psiquicamente predispostas vêem o falecido, quando momentaneamente põem em atividade o Chacra Pituitário. Os parentes, ao sonhar com o falecido, realmente encontram-se com ele nas dimensões superiores, em iguais condições, com a diferença de que um não tem corpo físico e o outro o tem, repousando em sua cama e unido a este por meio do cordão de prata.

Em futuras exposições nos aprofundaremos mais neste tema.


Prática de concentração no corpo vital

Escolha uma posição cômoda - a que preferir. Relaxe-se. Faça cerca de vinte respirações profundas, porém não as conte, como indicamos nas lições anteriores. Após terminar o trabalho de respiração preparatório para a prática, visualize teu corpo vital ou fundo vital, com tua imaginação criadora. Este é de cor azulada e penetra e compenetra o corpo físico.
Paz Inverencial
O Instrutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário