terça-feira, 22 de novembro de 2011

capitulo 20 expansão da consciência

Quando dizemos: “temos que triunfar na vida” a grande maioria de nós entende que temos de superar-nos no campo que cada um de nós atuamos e vencer as dificuldades que este nos apresenta: o estudante em seus estudos; o trabalhador em seu trabalho, etc. O mesmo se passa com todo mundo. Estamos regidos pelos mesmos interesses, valores e conceitos. A crença de todos os povos da terra, neste momento, é o mesmo: a busca do dinheiro, do domínio, de nosso próprio bem estar e grandeza, títulos, posições e elogios, reconhecimentos, etc. Perseguimos a consecução da Torre de Babel, pois a edificamos com cada uma de nossas autênticas aspirações. Assim, quando queremos triunfar nos estudos, por exemplo, o que em realidade perseguimos são posições, segurança no futuro, títulos, fama, etc., e, ocupando o último lugar, aparece o serviço pela humanidade. Em vez de ser esse o motivo de nossos esforços, é tão somente pretexto que alardeamos. O interesse personalista aparece em todas as manifestações por mínimas que sejam, oferecendo somente o excesso, aquilo que não nos é mais útil, em benefício dos demais. E este é o conceito que temos de caridade. Esta palavra é somente um lembrete para lograr nossos fins. Lembremos das coisas que damos aos necessitados.
Chegamos num grau de cultura tal que reverenciamos o intelecto, crendo que é Sabedoria, por conseguinte, tudo o que nos diz uma pessoa douta, titulada, supostamente conhecedora do que expõe, consideramos como correto, real, irrefutável, infalível, sem dar-nos conta que a Ciência para demostrar uma realidade, teve que emendar grande quantidade de erros.
Cremos que o dito, estabelecido e aceito é o real e objetivo e julgamos as coisas, os feitos e os homens sob esse critério inflexível. Tomamos como bom o aceito e como mal o desconhecido e o rechaçamos violentamente. O adolescente deseja ser HOMEM e para tanto aprende os vícios que seus maiores o negaram por ser AINDA CRIANÇA. Esmera-se por comportar-se como um rude, como um conquistador e fanfarrão. Finalmente termina pensando que ser homem é dominar essas possibilidades. Esta é a senda que percorrem milhares de seres que vem a esta vida e transitam pelos já estabelecidos caminhos.
A atividade deste suposto homem atenta contra a liberdade da mulher, restringe seu campo de ação e a escraviza. Ela, em vez de procurar seu caminho de liberação, integra-se nos movimentos chamados de Liberação Feminina, que tão só a permite participar ativamente da libertinagem masculina. Não é conveniente que a mulher seja prisioneira, porém tão pouco é conveniente buscar o outro extremo. A Rainha tem seu posto no Trono e dele depende o Rei.
A delicada relação entre o homem e a mulher é digna de nota. Os profundos Mistérios do Sexo devem ser conhecidos pela humanidade. Porém o homem vulgar comum e corrente não pode chegar a este conhecimento com a visão que tem. Se queremos alcançar esta Sabedoria temos que modificar nosso modo de ver, cientificamente, sem prejuízos, sem aceitar nem rechaçar dogmaticamente, disposto a experimentar, comprovar e demonstrar as verdades ocultas. Os valentes ALQUIMISTAS procederam desta forma. Não esqueçamos que a Química é oriunda da Alquimia e esta dos seres superiores, capazes de atrever-se a duvidar do pensamento vigente, para alcançar o conceito objetivo das coisas, dos fatos e dos homens.
Vamos conhecer a relação que há entre Gnósis e Alquimia; os estudantes gnósticos podem facilmente interpretar os textos de Alquimia; os ensinamentos esotéricos proporcionados pelo Movimento Gnóstico são tão profundos que permitem entender os mistérios enigmáticos, obscuros e velados dos Magos Alquimistas da Idade Média, que têm causado respeito, admiração ou burla, desprezo em todos aqueles que os estudaram, conforme seu nível de entendimento. Os segredos dos Alquimistas eram cuidadosamente guardados por tratar-se de uma época em que o conhecimento devia permanecer oculto, pois a humanidade atravessava uma Era Negra (Era de Peixes). Atualmente são desvelados, nesta Era de Luz, pelo Avatar da Era de Aquário, o Venerável Mestre de Mistérios Maiores Samael Aun Weor e entregues à humanidade de forma clara e sem rodeios e que em síntese resume-se no Arcano A.Z.F. (Magia Sexual ou SAHAJA MAITHUNA).
O Mestre Samael Aun Weor diz o seguinte a respeito da Magia Sexual: “Escrito está com carvões acesos no livro extraordinário da vida, que o amor ardente entre homem e mulher obra magicamente. Hermes Trimegistros o três vezes Grande Deus IBIS de Thot disse em sua Tábua de Esmeraldas: “Dou-te amor no qual está contido todo o sumum da Sabedoria”.
A Magia Sexual (SAHAJA MAITHUNA) entre esposo e esposa fundamenta as propriedades polares que certamente tem seu elemento potencial no sexo.
A nova doutrina revolucionária de aquário se baseia no sexo; é claro que os mistérios do Ligam-Yoni encerram a chave de todo poder. Quando o homem e a mulher unem-se no transe do amor formando a unidade da vida, convertem-se em Mestres; a matéria transmuta-se em energia, isto se chama Alquimia. Este ato somente deve ser praticado entre esposo e esposa em lares legitimamente constituídos”.
O V. M. Gargha Cuichines disse: “Para o manejo da Alquimia, somente requere-se dois laboratórios, um positivo e outro negativo, Macho-Fêmea; a mulher corresponde ao Atanor que tanto buscaram os alquimistas medievais e o varão é o sacerdote que oficia no Altar vivo. Alquimia sexual alude ao conhecimento profundo da energia sexual, essa que a humanidade despreza lamentavelmente e a cada instante a conduz à decrepitude”.
No livro “A ALQUIMIA” de Reinhard Federman, diz o seguinte a respeito da Gnósis: “No século I D.C. surgiu em Alexandria, graças às discussões entre os representantes das diferentes escolas filosóficas gregas e teólogos judeus, a Gnósis, a qual adotando mitos orientais e acercando-se cada vez mais da doutrina cristã, desembocou finalmente no cristianismo, isto depois de haver trazido ao mundo a Alquimia. Embora alguns investigadores (Holm Yard) aceitam como historicamente demonstrada a autenticidade de documentos mais antigos, como por exemplo: Physika Kai Mystika, de Bolos Demócrito, que prova a existência da Alquimia não cabe a menor dúvida de que a Alquimia em sua atitude intelectual é de origem Gnóstica.”
A característica da Gnósis é a contemplação estática do céu, da luz e do ser supremo; nela aparece uma completa hierarquia de eons demiurgos, demônios e anjos, junto à divindade, que desce até a matéria caótica e inanimada para animá-la, com o que pouco a pouco vai perdendo parte de sua divindade, até ficar por último aprisionado na matéria. Na concepção alquimista do mundo, voltamos a encontrar esta herança babilônica da Gnósis, assim como a polarização dos fenômenos em masculino-feminino; para tanto veja que o empenho gnóstico para liberar os elementos espirituais de sua ligação material se converte em receita alquimista, igual que a fusão dos elementos masculinos e femininos do Cosmos; um lema alquimista reza: SOLVE ET COAGULA (dissolve e coagula).
Em continuação descreveremos alguns alquimistas de renome; embora deixamos de mencionar muitos deles porque seus ensinamentos estão velados com simbolismos um tanto avançados para nosso meio, de qualquer modo o conteúdo é ÚNICO.
HERMES è Eduard-Shure em seu livro “Os Grandes Iniciados” dá a conhecer o que segue: “Escute em vós mesmos e olhe o infinito do espaço e do tempo. Ali ressoa o canto dos Astros, a voz dos números, a harmonia das esferas. Cada sol é um pensamento de Deus e cada planeta um modo desse pensamento. Para conhecer o pensamento divino, oh almas, baixais e remontais penosamente o caminho dos sete planetas e de seus sete céus. Que fazem os astros? Que dizem os números? Porque giram as esferas? Oh almas perdidas e salvas: dizem, cantam, giram vossos destinos! (Fragmentos de Hermes)”. Hermes é um nome genérico como Manú, Buda e Cristo. Designa por sua vez um Homem, uma Casta e um Mestre. Como homem, Hermes é o primeiro, o Grande Iniciado do Egito; como Casta é o Sacerdócio depositário das tradições ocultas; como Mestre, é o planeta Mercúrio, assimilado com sua esfera a uma categoria de Iniciados Divinos; em outras palavras, Hermes preside a região supraterrestre da Iniciação Superior. Os gregos, discípulos dos Egípcios, o chamaram de Hermes Trimegistros, o três vezes grande, porque era considerado Rei, Legislador e Sacerdote. Os alquimistas encontraram a fórmula para produzir ouro na TABUA DE ESMERALDAS, atribuída a Hermes. Eis aqui uma das versões: “Em verdade, sem mentira, certo e mui verdadeiro”. “O que está abaixo (plano físico) é como o que está acima (planos espirituais), e o que está acima é como o que está abaixo”. “Por estas coisas se realizam os milagres de uma só coisa. E como todas as coisas são e procedem do Uno (o Absoluto), pela mediação do Uno, assim todas as coisas nasceram dessa coisa única por adaptação”.
O caos é a energia e se queremos criar temos que fecundar o caos com o fogo vivificador. O caos do universo reside em nosso sistema sexual, e se Deus para criar o universo teve que fecundar as águas com o fogo, nos toca fazer o mesmo fecundando as águas de nosso caos com o fogo do Kundalini, para fazer surgir nosso universo interior e convertemo-nos em Mestres. “O sol (homem) é o pai e a lua (mulher) é a mãe”. “O vento a leva em seu ventre”. “A terra é sua nutriz e receptáculo”. “O Pai de todo o Telema (Vontade) do mundo universal, está aqui, sua força ou potência permanece íntegra se for convertida em terra”.
A terra Mãe é nosso próprio organismo humano. Se nossa pedra não for colocada na matriz da fêmea, a fim de que seja nutrida, não crescerá. Se nós arrojamos essa pedra da matriz Divinal, então podemos engendrar homens condenados à morte, porém não poderemos engendrar o Rei Sol. TELEMA, a Vontade Criadora, é o instrumento que converte em Ouro os vis metais, ou seja, o mal em bem, os defeitos em virtudes, a preguiça em diligência, a covardia em valentia, a mentira em verdade, a luxúria em temperança, o ódio em amor.
“Separarás a terra do fogo, o sutil do espesso, suavemente e com agudo sentido. Ascende à terra e descende do céu e receba a força das coisas inferiores e superiores. Terás por este meio a glória do mundo e toda obscuridade fugirá de ti”. Devemos separar as águas das águas, colocando o material e grosseiro nas profundidades do abismo interior, elevando nossa força crística sublimando nossa energia seminal para coloca-la acima, em nosso céu Divino, onde resplandece a glória do Íntimo.
“É a força, forte com toda força, pois vencerá toda coisa sutil e penetrará toda coisa sólida. Assim foi criado o mundo. Daí saíram admiráveis adaptações, cujo método se dá aqui”. “Por isso sou chamado Hermes Trimegistros, pois tenho as três partes da Filosofia universal”. “O que disse da Obra Solar é completo”.
Temos que praticar a Magia Sexual com a esposa, para despertar o Kundalini e lograr a união com o Íntimo. O Kundalini vai subindo vértebra por vértebra, grau por grau, pouco a pouco. A ascensão é lenta e difícil. Se o homem quiser criar seus corpos de liberação para realizar-se como Mestre do Mahanvantara tem que fazer o mesmo que fez Deus fecundando o Caos para que daí surgisse o universo interior. Há uma relação entre os símbolos do Tarot e os da Alquimia, deduzindo-se disso que o THOT Egípcio foi efetivamente o símbolo primitivo de Hermes Trimegistros, o profeta da Alquimia.
ARISTÓTELES è A dupla natureza do Ouro, a terrena e a Celeste, era algo irrefutável para os Alquimistas, quando seguindo as tradições gregas e egípcias, começaram a desenvolver sua ciência nos primeiros séculos depois de Cristo. De acordo com os conceitos daquela época, o que faziam os Alquimistas era uma ciência exata, pois baseava seus princípios na Doutrina Aristotélica, segundo a qual todos os corpos não eram senão formas fenomenicas de uma mesma matéria prima, e por ela, em teoria, era absolutamente possível transformar uma matéria em outra. Segundo Aristóteles, o único que mudava era a forma; a matéria seguia sendo a mesma.
Distingue-se duas variedades na Grande Obra: A OBRA VERMELHA, que consiste em fabricar Ouro, e a OBRA BRANCA, que consiste em fabricar Prata. Em ambos os casos o magistério consta de sete graus, aos quais correspondem outros tantos processos. O Elixir branco e o elixir vermelho são a árvore da Ciência do Bem e do Mal e a Árvore da Vida. O elixir vermelho (o ouro puro do espírito) transforma o chumbo em ouro e converte em amarelo toda coisa; o elixir branco (a força sexual), branqueia os metais, dando-lhes uma brancura imaculada. Os metais são nossos corpos internos que devem converter-se em solares. O primeiro metal que se transmuta em ouro é o corpo físico, levantando a primeira serpente sobre a vara (espinha). Equivalente àquela serpente que Moisés levantou no deserto...O segundo metal que se transmuta é o corpo etérico. O espírito e o fogo da segunda serpente transmutam o corpo etérico no SOMA PUCHICON, o corpo de ouro. O terceiro metal que se transmuta é o corpo astral, extraindo um astral superior, que é o astral solar. Logo se transmuta o corpo mental para extrair deste a mente solar.
Os quatro corpos de pecado são substituídos por quatro corpos solares (corpos de ouro) quando se logra uma transmutação metálica perfeita, reforçando o quaternário inferior à divina Tríade.
São sete serpentes que temos que levantar sobre a vara (a energia kundalini através da coluna espinhal), para converter-se em Rei Coroado com o Diadema Vermelho. A quinta, dá VONTADE CONSCIENTE. A sexta, a Consciência; a sétima nos une com o UM, com a LEI, com o PAI.
É necessário diferenciar a serpente que Moisés levantou no deserto, da serpente tentadora do Éden; a primeira é positiva, a segunda negativa.
ZOSIMO è Escreveu no ano 300 de nossa era uma Enciclopédia de Alquimia,  que constava de 28 tomos. Algumas partes de dita enciclopédia são evidentemente originais, porém outras são compilações de textos anteriores, que se perderam. Diferentemente de seus legendários precursores, Zózimo era não somente um teórico, senão também um prático que possuía muitos conhecimentos químicos.
O primeiro Enciclopedista da Alquimia era não somente químico, senão também Gnóstico e como ele mesmo explica (resultados de suas experiências),  o segredo da transmutação será revelado secretamente, durante o sonho, mediante a divina misericórdia. Muitos dos relatos e receitas em chaves, de procedimentos alquimistas, são copiados da doutrina Gnóstica, de acordo com a qual, para obter a superação, o homem tem que ser sacrificado, como a uva para obter o vinho.
O crescente poder e a inteligência da Igreja, obrigaram os Gnósticos a proteger-se da acusação de paganismo e por isso tiveram que ocultar-se. Também Zózimo encobre assim sua doutrina com figuras, símbolos e analogias para que somente pudesse ser compreendida pelos Iniciados, Devotos e Iluminados.
BASILIDES è O doutor Krum Heller (Mestre Huiracocha) nos fala desse  grande alquimista.
Basílides nasceu em Alexandria; a difusão de sua doutrina foi entre os anos 120-140 D.C. “O Gnóstico”, denominava Krum Heller a esse Grande filósofo.
Todos os que se ocuparam com amuletos, plagiaram a esse sábio Mestre, cuja fórmula de consagração recebeu diretamente dos Anjos Invisíveis. Foi um grande alquimista e até no Museu de Kircher, no Vaticano, guarda-se um livro de sete folhas construídas em chumbo por ele. Por isso os trabalhos em metais que legou têm preocupado tanto os arqueólogos, que até agora não puderam descobrir, naturalmente, seu oculto significado.
Seus trabalhos confundem-se em parte com os de seu filho, o qual herdou toda a sabedoria de seu pai.
Basílides sustém em suas obras que os Apóstolos tinham conhecimentos bastante mais profundos que os que deixaram expressos em seus escritos, e ele mesmo menciona bem claro os aspectos exotéricos e esotéricos das coisas de Deus, com as quais foi instruído por São Matias, dando a conhecer a parte secreta dos ensinamentos de Jesus.
As idéias expostas por ele são difíceis de compreender, sobretudo quando fala da Grande Nadayde, a criação da semente.
A reencarnação e o Karma estão muito melhor explicados por Basílides do que pelos Indús.
Dizia-se haver sido discípulo de Glausias, este por sua vez de São Pedro. Seu Sistema, que foi o primeiro núcleo do Gnosticimo, é uma explicação da formação, hierarquias e restauração das coisas.
Segundo ele, o Unigênito Pai, que leva o simbólico nome de ABRAXAS, engendrou à inteligência (NOUS); esta à razão (LOGOS); esta à prudência (PHRONESIS); esta à sabedoria (SOPHIA) e ao poder (DIMANYS); estas às Virtudes, Principados e Arcanjos; com inumeráveis categorias de Anjos; estes Anjos fizeram o primeiro céu, seus descendentes o segundo céu, etc., até chegar a trezentos e sessenta e cinco céus, segundo os dias do ano e o valor numérico das letras de ABRAXAS. Os Anjos  do céu mais inferior criaram a terra e tudo o que há nela; o mais elevado dos mesmos é o Deus dos Judeus, JEHOVA, a cujo povo favoreceu em sua história e quis fazer superior aos outros, porém os demais Anjos o impediram. Para livrar os homens da ação dos Anjos, o Pai enviou ao mundo SEU FILHO UNIGENITO, NOUS, filho de Maria (É por isto que não se encontra o nome de Jehová em nenhum dos quatro Evangelhos; Jesus só falava do Pai). Enciclopédia Universal Ilustrada. Tomo VII, página 1060.
ROGER BACON è Religioso franciscano, inglês, do século XIII, filósofo, naturalista e teólogo, apelidado Doutor Mirabili (doutor Maravilhoso), grande matemático, astrônomo e alquimista, precursor da aviação, automobilismo e navegação marítima modernos, atribuem-se-lhe as invenções do microscópio e telescópio. Foi acusado de mago, feiticeiro e de ter pacto com o demônio.
Foi muito perseguido, passou no mínimo doze anos na prisão por ordens dos Papas. O motivo da perseguição por parte das autoridades eclesiásticas foi porque ousava colocar em primeiro lugar as Ciências Naturais. Porém, o principal motivo bem pode ter sido a formulação de exigências morais e inclusive teológicas, para que se realizasse os ensinamentos sobre uma base experimental e se reformasse a doutrina da Igreja. Em sua opinião, não se pode traçar uma linha precisa de separação entre a Magia e a Ciência, em definitivo; também a oração pertence ao mundo da Magia. Não obstante, este espírito independente nunca negou sua condição de crente. “Diz em sua OPUS MAIUS: Em primeiro lugar tem que ser crente; em segundo vem a experiência e em terceiro a explicação”.
Descreveu a transmutação de acordo com a teoria dos árabes – particularmente de Geber – e considerava a fabricação artificial de metais uma atividade específica da Química. Distingue perfeitamente a Alquimia prática da especulativa. No que se refere à Alquimia prática, afirma que uma porção de metal não nobre empregado num caso determinado, com ajuda do elixir, pode ser transformado em mil vezes mil porções de ouro.
Afirma também que os elixires atuam como medicamentos que prolongam a vida (O segredo do elixir de longa vida encontra-se nos Órgãos Sexuais, “A fonte da Eterna Juventude”). O corpo físico pode conservar-se durante largos eones de tempo com esse Elixir. O Mestre ZANONI conservou seu corpo físico durante milhões de anos, e o Conde de San German ainda vive, para citar somente dois casos.
O segredo está no sexo.
Apreciável estudante: A partir desta semana e durante as próximas, farás diversas práticas para o despertar do Chakra Anahata – o Chakra Cardíaco – para o despertar da Intuição.
Durante todos os dias desta semana, farás o seguinte: Sentado, comodamente relaxado, faça várias respirações profundas, rítmicas, pausadas. Depois vocalize o Mantram “O” suavemente, tal como foi ensinado na lição n.º 13 (correspondente aos Chakras), prolongando o som enquanto durar a exalação completa, precedida de sua correspondente inalação. Esta vocalização durará aproximadamente vinte minutos. Neste lapso de tempo, terás conseguido certa quantidade de sono, indispensável para a prática. Em seguida entre em meditação, tal como foi ensinado na Lição n.º 8. Aqui deverá permanecer 30 minutos aproximadamente. Num caderno reservado somente para ti, anotarás tuas experiências internas.

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