terça-feira, 1 de novembro de 2011

Hologramas feitos em casa

Isso mesmo, hologramas que podem ser feitos em casa… e você não vai precisar de nada complicado como: lasers, lentes, espelhos, quartos escuros e filmes holográficos! Você só vai precisar de um compasso (ou coisa parecida), um pedaço de plástico/metal e algumas horas de treino!! *Não, não se trata de uma pegadinha como aquela da fissão nuclear com faca de cortar pão e refrigerante diet… Não!
R2d2 holograma
Ajude-me Obi-Wan Kenobi…

Mas antes, o que são hologramas? Resumidamente, holografia é uma forma de se “gravar” a luz espalhada por um objeto. Uma vez gravada essa informação, um holograma pode ser reproduzido a partir dela, reconstruindo o objeto inicial com informação 3D sobre ele… algo como uma “fotografia tridimensional”. Além disso, os hologramas possuem uma característica especial: cada parte deles contém a informação do todo, ou seja, se você por acidente deixar seu holograma cair no chão e ele se partir em dois pedaços, cada um deles ainda terá informações de toda a imagem. Lindo, não? Enfim, é uma técnica muito interessante e recomendo leitura e pesquisa sobre o tema…

Ok! Agora que todos já sabem o que são hologramas, preciso dizer que… os hologramas que vão aprender a fazer aqui não são hologramas de verdade!
Acalmem-se! Não fiquem putos comigo, não são hologramas mas são tão divertidos quanto… e com um compasso e um Hologramaspedaço de plástico vocês queriam o quê? Pensem neles como hologramas piratas. Yarr!!
Então, vamos ao que interessa… Como já disse, vamos precisar de um compasso… mas novamente, eu menti! Não se trata de um compasso “comum”, pois queremos usá-lo para riscar o pedaço de plástico. Logo, vamos usar aquela ponta seca do compasso. O ideial seria um compasso com as duas pontas secas. Portando, faça a gambiarra que achar necessária…
Quando ao pedaço de plástico ou metal usado… Tente encontrar um material bem reflexivo para que os reflexos do seu “holograma” fiquem bem visíveis. Dê preferência a materiais escuros, assim vocês garantem um bom contraste entre os reflexos e o fundo.
Como eles são feitos? Vamos começar com uma coisa simples, algo 2D mesmo, só para ilustrar o conceito. Desenhe uma imagem de referência do que você quer “hologramar”, por exemplo… um V. Pegue o compasso e fixe uma abertura e para vários pontos do seu V coloque uma das pontas do compasso nele e trace um arco de circunferência, como mostrado na figura abaixo. Lembre-se, sempre com a mesma abertura.
V-holograma
Como resultado final, o reflexo sobre os riscos vai formar um V e ao variar o ângulo de incidência de luz no plástico, o reflexo vai se mover sobre os arcos de circunferência que você riscou dando uma ilusão de movimento. \o/
Fica ainda mais interessante quando se desenha objetos 3D. O princípio é o mesmo, mas agora… efeito 3D é adicionado variando a abertura do compasso, onde para cada “valor” de profundidade se usa uma abertura fixa no compasso. Logo abaixo, temos um vídeo que explica ainda melhor como isso é feito, confira:

Impressionante, não é mesmo? Querem saber mais sobre essa técnica? Confiram esse Link (em inglês), foi lá que descobri a existência dela.

Pretendo tentar fazer um desses nas férias… quando e se eu tiver férias algum dia! Hehehe… E se algum de vocês fizer esse experimento, por favor mandem seus resultados! Quem sabe não publico aqui?
Abraços!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário