A Divina Comédia de Dante Alighieri
Uma viajem pelo inferno e o purgatório pela visão de Dante Alighieri.
Desde os 10 anos eu pegava na biblioteca da minha avó o livro de Dante Alighieri para olhar os incríveis desenhos de Gustavo Dorê. Como adorava rock, os demônios e as ilustrações das penas capitais chamavam mais a minha atenção. Não que o inferno seja mais interessante, os anjos eram legais também, mas os raios, o fogo e os tridentes combinavam mais com rock pesado (rss). Estou colocando
Vou postar todos os desenhos na ordem do livro que retrata a passagem de Virgílio pelo Inferno, Purgatório e o Paraíso. Esta é uma matéria dedicada à lembrança da minha avó Morella Viola Netto de Freitas, que amava pintura, desenho e especialmente este livro. Quando eu fazia algo errado, ou tirava notas baixas ela citava na mesma hora: ” Ai de vós ó condenados, deixai aqui toda esperança” .
Acompanhe Dante e Virgílio em sua trajetória e boa viajem.

A exploração de Dante do mundo espiritual mostrado em um exemplar da Divina Comédia: ao lado da entrada para o inferno, os sete terraços do Monte Purgatório e a cidade de Florença, com as esferas do Céu acima. Afresco de Michelino.
A Divina Comedia de Dante Alighieri
O poema chama-se “Comédia” não por ser engraçado mas porque termina bem (no Paraíso). Era esse o sentido original da palavra Comédia, em contraste com a Tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens. Não há registro da data exata em que foi escrita, mas as opiniões mais reconhecidas asseguram que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e por último o Paraíso de 1313-1314 a 1321 (esta última data fecha com a morte de Dante). Dante escreveu a “Comédia” no seu dialeto local, ao criar um poema de estrutura épica e com propósitos filosóficos, Dante demonstrava que a língua toscana (muito aproximada do que hoje é conhecido como língua italiana, ou língua vulgar, em oposição ao latim, que se considerava como a língua apropriada para discursos mais sérios) era adequada para o mais elevado tipo de expressão, ao mesmo tempo que estabelecia o toscano como dialecto padrão para o italiano.O início da jornada
Dante, perdido numa selva escura, erra nela tôda a noite. Saindo ao amanhecer, começa a subir por uma colina, quando lhe atravessam a passagem uma pantera, um leão e uma lôba, que o repelem para a selva. Aparece-lhe então a imagem de Virgílio, que o reanima e se oferece a tirá-lo de lá, fazendo-o passar pelo Inferno e pelo Purgatório. Beatriz, depois,o guiará ao Paraiso. Dante o segue.
De nossa vida em meio da jornada, achei-me numa selva tenebrosa.

Não se afastava de ante mim a fera....

Que me investisse então cuido inquieto; Com fome e raiva atroz fronte levanta; Tremer parece o ar ao seu conspecto.

Respondeu, do meu pranto condoído; Te convém outra rota de hora avante?

Move-se o Vate então, após o sigo.
Entre e continue a viagem pelo inferno de Dante:
Depois da invocação as Musas, Dante considerando a sua fraqueza, duvida de aventurar-se na viajem. Dizendo-lhe, porém, Virgílio que era Beatriz quem mandava, e que, havia quem se interessava pela sua salvação, determina-se seguí-lo e entra com o seu guia no difícil caminho.

Fóra-se o dia; e o ar se enevoando, Aos animais, que vivem sôbre a terra, As fadigas tolhia;...

Sou Beatriz, que envia-te ao que digo, De lugar venho a que voltar desejo; Amor conduz-me e faz-me instar contigo.

Entre o vestíbulo e o 1 °Círculo, está o rio Aqueronte, no qual se encontra Caronte, o barqueiro que faz a travessia das almas. Porém Dante é muito pesado para fazer a travessia no barco de Caronte, pelo fato de ser vivo. Então Caronte os envia para outro barco. É através deste barco que Virgílio e Dante atravessam o rio. Um grito ecoa a sua frente...

Deixai, ó vós que entrar, toda esperança. Eis a nós em barca se acercando. De cás coberto um velho, "Ó condenados, Ai de vós! " alto grita levantando.

Assim que Adam a prole pervertida. Da praia um após o outro se enviavam.

A pena é desesperança, desejos, que pra sempre se frustraram.

O limbo é o local onde as almas que não puderam escolher a Cristo, mas escolheram a virtude, vivem a vida que imaginaram ter após a morte. Não têm a esperança de ir ao céu pois não tiveram fé em Cristo. Aqui também ficam os não batizados e aqueles que nasceram antes de Cristo, como Virgílio. Na mitologia clássica, o Limbo não fica no inferno, mas suspenso entre o céu e o mundo dos mortos. A bela escola assim vi reunida. Do mestre Agrério do sublime canto. Águia em seu vôo além dos mais erguida.

Lá estava Minos e feroz rangia....

No segundo círculo começa o Inferno propriamente dito. Nesse círculo ficam os luxuriosos que sofrem com uma tempestade de vento. Lá ele encontra Francesca de Rimini e seu amante, que é o seu cunhado.Da tormenta o furor, nunca abatido, perpétuamente as almas torce, agita.

Lá ele encontra Francesca de Rimini e seu amante, que é o seu cunhado. Dois, que ali vêm falar muito desejo. Ao vento ser parece tão ligeiro.

Amor nos igualou da morte o efeito. A quem no-la causou, Caína esperas.

Em ler não fomos nesse dia avante.

E tombei como tomba corpo morto.

No terceiro círculo os gulosos são flagelados por uma chuva putrefacta e são vigiados pelo mitológico cão de três cabeças, Cérbero. Meu guia, as mãos abrindo, se prepara. Enche-as de terra, e ás guelas devorantes. Lança da fera essa iguaria amara.

No terceiro círculo os gulosos são flagelados por uma chuva putrefactaEm tua pátria responde, que tão plena já é de inveja, que transborda o saco. Existência gozei leda e serena.

Lhe grita cala-te, o lobo abominoso! Em ti consome êsse furor injusto.

No quarto círculo desfilam os avarentos empurrando pesos enormes. Todo o ouro,que as entranhas conteriam. Da terra, não pudera dar repouso. A um de dos que em fadiga cruciam.

As almas, filho meu que ora está vendo.

O lago foi cortando a antiga proa. Com sulcos mais que antes profundados.

Para atravessar o pântano eles apanham boleia do demônio Etagias, este os deixa na porta da cidade de Dite. Essa cidade tem muralhas de fogo e está na parte mais funda do Inferno, onde as culpas são muito mais fortes e as punições também.Mas por Virgílio, que o repele presto. Com teus iguais vai, cão, te unir!

Não pude o que propôs ouvir.

Os demônios não querem que Dante nem Virgílio entrem, pois Dante não está morto. Então aparecem as três Fúrias, e com elas aparece a Medusa, que petrifica quem a olhe. Um enviado celeste chega e abre as portas de Dite.
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