segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Lição 13 curso expansão consciência





ESTUDO  INDIVIDUAL  DOS  CHAKRAS

O  CHAKRA  MULADHARA  OU  IGREJA  DE  ÉFESO é um lótus com quatro pétalas esplendorosas. Este Chakra tem o brilho de dez milhões de Sóis. No seu centro há um quadrado amarelo, representando o Elemento Terra; significa que a terra, elemental dos sábios, é conquistada com o poder deste chakra. 


Dentro do quadrado aparece um triângulo invertido que encerra essa força misteriosa cósmica especial chamada KUNDALINI. Este é o Chakra básico, estando os demais acima dele; Kundalini encontra-se enroscada com três voltas e meia, igual a uma serpente; dá poder e energia aos outros chakras. 


Abrir o chakra Muladhara significa despertar o Kundalini. A cor deste centro é vermelho escuro no homem comum e corrente, alaranjado no iniciado e violeta no místico realizado.
No interior do Nadi chamado Sushumna encontramos um canal denominado BRAHMADI que é o canal através do qual deverá subir o Kundalini. A extremidade inferior do Chitra é chamada BRAHMADWAR, porque é a porta de BRAHMAN (DEUS), isto é, é a porta da energia de Deus ou Kundalini, já que este deve passar por esta porta até o BRAHMARANDRAsituado no Cerebelo.

CHITRA é o que os Yoguis mais amam; é um delgado filamento brilhante, de cinco cores, situado no centro do Sushuma; é a parte vital do corpo chamada “Sendeiro Superior”, o doador da Imortalidade.

IDA e PINGALA pertencem à cadeia simpática. Ida parte do testículo direito e termina na fossa nasal esquerda. Pingala parte do testículo esquerdo terminando na fossa nasal direita, no homem. No sexo feminino, partem dos ovários invertendo-se harmoniosamente de acordo com a Lei das Polaridades; Ida começa no ovário esquerdo e Pingala no direito. Estes Nadis começam nas gônadas, cruzando-se no Chakra Muladara, com o Sushuma. A este ponto do cruzamento denomina-se TRIBENI. O Nadi Ida é também chamado de CHANDRA NADI e o Nadi Pingala de SURYA NADI. Chandra Nadi: conduto da energia da Lua. Surya Nadi: conduto da energia do Sol. Ida é frio, negativo, pálido. Pingala é quente, positivo, aceso. Ida e Pingala são indicadores da temperatura. Sushuma é o que os absorve, isto é, Sushuma representa a coluna termométrica da subida do fogo.
Os átomos solares e lunares se levantam em direção a este primeiro chakra, bipolarizando-se assim a energia em positiva e negativa respectivamente. Estas energias sobem por esses canais simpáticos tetradimensionais, Ida e Pingala, até o cálice do cérebro. Esses dois canais simpáticos são as duas serpentes que se enroscam na vara do CADUCEU DE MERCÚRIO, o grande símbolo de Paracelso, Mestre da Loja Branca e Pai da Medicina. Este símbolo foi adotado pela ciência médica como símbolo da Medicina (porque antigamente os médicos eram verdadeiros iniciados), porém esotericamente sempre representou um dos segredos mais zelosamente guardados pelas Escolas de Mistérios.

O Chakra Muladhara está situado abaixo do Kanda, atrás dos órgãos genitais; assemelha-se a um ovo e se encontra exatamente sobre o Chakra. Governa o sentido do olfato e estimula nosso conhecimento da fala. Mediante a transmutação da energia sexual logra-se unir os três Nadis, produzindo o despertar do Kundalini. O Muladhara está intimamente relacionado com os órgãos sexuais. Nos planos internos há um Ser relacionado com o Chakra Muladhara; é DEVI KUNDALINI. Quando se quer fazer subir a energia, pede-se-lhe ajuda. Quando um místico entra em êxtase, na meditação, põem-se em contato com Devi Kundalini. Sozinho nada podemos fazer. AO QUE NADA PEDE, NADA SE DÁ. QUEM NÃO PEDE NÃO NECESSITA.Existem muitos DEVAS ou Mestres que ajudam e vigiam o desenvolvimento do Kundalini ou dos Chakras, mesmo que o discípulo não saiba ou não se dê conta.

A Serpente ígnea de nossos mágicos poderes sai da bolsa membranosa onde estava encerrada e sobe pelo canal medular até o cérebro. Do canal medular desprendem-se certos filamentos nervosos que se conectam aos sete chakras no astral, relacionados com os sete plexos no Etérico e com as sete glândulas no Físico. O Kundalini põe em atividade os sete Centros Magnéticos. Coordena a atividade de todos os sete Chakras de forma maravilhosa. Poderíamos representar tudo isto por uma vara com sete rosas perfumadas e formosas. A vara representa a coluna espinhal e as sete rosas os sete chakras ou centro magnéticos. Os talos delicados destas sete rosas de fogo ardente são os finos filamentos que os unem à coluna espinhal.
O maior acontecimento para o Iniciado é o advento do Fogo. Das quatro pétalas do Centro Magnético onde a serpente encontra-se enroscada, somente duas estão em atividade. Com a Iniciação põem-se em atividade as outras duas.

CHAKRA  SWADHISTANA  OU  IGREJA  DE   ESMIRNA è Esta Igreja está situada no Nadi Sushuma, na Próstata (na mulher é no útero). Sua cor é como o do sangue puro. Seis nadis emanam deste centro, os quais parecem pétalas de lótus. Controla a parte inferior do abdômen, rins, etc. As vibrações que produzem as pétalas estão representadas pelas letras sânscritas: BAM, JAM, YAM e LAM. Este chakra é a morada de Apas; na câmara central encontra-se uma lua crescente de extraordinária beleza. O Yogui que medita neste Chakra perde o medo da água e aprende a dirigir as criaturas elementais da água, assim como a conhecer as diferentes entidades astrais. Sua função é receber os glóbulos vitais dispersos na atmosfera, distribuindo a energia ou Prana neles contida através de Nadis especiais a cada um dos demais chakras. A missão principal deste centro é manter a vitalidade do corpo físico, carregando de Prana todo o organismo. Há Prana de diversas cores e o rosado é o mais solicitado pelo sistema nervoso humano; sua falta no organismo dá origem a uma série de doenças nervosas. 


As árvores da família das Coníferas absorvem, como todos os vegetais, os glóbulos vitais da atmosfera, da mesma forma que os seres humanos, porém aquela família não aproveita o Prana rosa, restituindo-o ao ambiente, o qual fica saturado dessa cor; por tal motivo é de grande benefício para as pessoas a convivência junto a essas árvores; uma breve estadia num bosque de eucaliptos, pinheiros, cedros, etc., representa para o homem esgotado ou nervoso um tranqüilizante e tonificante do mais alto valor.

No homem este chakra governa o sentido da gustação e controla as funções dos rins e a região abdominal inferior do corpo físico incluindo as pernas. É análogo às glândulas supra-renais e exerce influência sobre elas. Os Mestres ensinam que no centro do chakra há uma meia lua branca relacionada misticamente com o elemento água. O Chakra Prostático (Uterino na mulher) quando entra em atividade confere o poder de sair do corpo físico em corpo astral, podendo investigar os grandes mistérios da vida e da morte.

CHAKRA  MANIPURA  OU  IGREJA  DE   PÉRGAMO è Continuando com a ascensão do Monte MERU, segundo o esoterismo oriental ou coluna vertebral, deparamos com a terceira Igreja ou Chakra MANIPURA, conhecido também como Lótus do Umbigo, porque está situado na região lombar, oposto ao umbigo e estreitamente relacionado com o Plexo Solar. Sua velocidade de vibração apresenta-o à Clarividência na cor das nuvens escuras carregadas de chuva. Possui dez pétalas. Dentro dele existe um espaço de forma triangular de cor alaranjada brilhante, relacionado com o elemento fogo e o Tatwa Tejas. O Prana que este Chakra absorve e distribui é responsável por todas as funções digestivas, a atividade do fígado, baço, pâncreas, rins e todas as demais glândulas e órgãos ligados à nutrição e excreção; está vinculado também com o fluxo menstrual nas mulheres e influi sobre o sentido da vista em ambos os sexos. Seu ponto focal no corpo físico é o Pâncreas.

É o cérebro das emoções. O centro receptor do corpo é o centro umbilical. A antena emissora é a glândula pineal. As ondas mentais das pessoas que pensam em nós chegam ao nosso centro umbilical ou centro das emoções ou cérebro das emoções e em seguida passam ao cérebro intelectual, donde este pensamento torna-se consciente. Este é o poder da TELEPATIA tão popularizado e muitas vezes utilizado para mal propósito. Em planetas cuja humanidade progrediu internamente este chakra é igual aos demais e está totalmente desenvolvido em todos os seres humanos. Em Mercúrio, por exemplo, quando qualquer cidadão emite um mal pensamento, é castigado por escândalo público. Este Chakra é um dos impulsores para as saídas em astral.

Cada Chakra tem seu Pranava ou Bija (som) correspondente a uma letra sânscrita que forma parte do alfabeto de cincoenta letras sânscritas.

O desenvolvimento de nossos chakras estão relacionados com as iniciações de Mistérios Menores (embora não se despertem completamente). Com as iniciações de Mistérios Maiores logra-se seu despertar em forma completa. É um trabalho delicado com o qual deve-se ter muita paciência e tenacidade. São as forças do verbo que atuam, o sábio manejo do verbo. Quem despertar este chakra pode curar-se das enfermidades do estômago e do fígado, já que este chakra relaciona-se com tais órgãos.

Manipura tem 10 Yoga-nadis ou 10 letras sânscritas que fazem-no vibrar: DAM, TAM, NAM, THAM, DHAM, DAM, NAM , PAM, PHAM. Vai-se repetindo de pétala em pétala. Possui um triângulo em seu interior que representa AGNI ou o fogo.

Chakra  anahata  OU  IGREJA  DE  TIATIRA è Na altura do coração, relacionado com o Plexo Cardíaco, está situado este Chakra, no Nadi Sushuma. Sua cor é vermelho vivo; dentro do Chakra há dois triângulos que se cortam, de cor negro azeviche. Dentro desses triângulos encontra-se o centro de nosso Ser Individual, a chama do Divino, que brilha como a constante chama pontiaguda de uma vela. Tem como elemento o Ar, o Tatwa Vayú. Quando se desenvolve este chakra domina-se o ar, e eclodem muitas virtudes sátwicas, poderes, domínio do estado de JINAS. Possui 12 Yoga-Nadis, que são: KAM, KHAM, NGAM, GHAM, CHAM, CHHAM, GAM, JHAM, TRAM, NYAM, JAM, TAM. Governa o sentido do tato, os sistemas circulatório, locomotor e respiratório e influi no funcionamento da glândula timo. Seu desenvolvimento tem íntima ligação com a ascensão do Kundalini. Seu mantran é a vogal O, assim: OOOOOOOOOOOOOOOO.

É de suma importância seu desenvolvimento, pois do contrário a pessoa converte-se em Intelectual. As pessoas que meditam neste chakra percebem e ouvem o som de Anahata, que tem íntima relação com o FOHAT. Percebe-se este som quando pronunciamos a vogal O com um som doce e aprazível. Está governado por um Ser ou Mestre chamado Kakini. Um dos exercícios para despertar este chakra é a Meditação, conquistando-se o poder da Intuição. Outro exercício é o realizado entre 5 e 6 horas da manhã, sentado comodamente, relaxado, com a frente voltada para o oriente, onde visualiza-se uma cruz dourada que reflete seus raios até penetrar em nosso coração; vocaliza-se a vogal ‘O’, conforme acima, arredondando-se a boca, durante 10 minutos ou mais. A vocalização e meditação desenvolvem essa Igreja, santuário do amor. O amor é puro, universal, impessoal, inefável, desinteressado.

Também confere este chakra o poder da inspiração e as saídas em corpo astral. O Cárdias ou Centro Cardíaco está em íntima relação com o coração do Sistema Solar. O homem é um universo em miniatura. Se queremos estudar o universo, devemos estudar o homem. O chakra do coração tem doze pétalas; seis ativas e seis inativas. Com a subida da energia Kundalini, todas as doze pétalas entram em atividade. O coração é o altar do culto mental, o centro maravilhoso da meditação. O Cárdias é o centro magnético relacionado com as viagens astrais. Quem quiser conquistar o poder de sair à vontade em corpo astral deve mudar totalmente seu tipo de vibração e isto só é possível desenvolvendo-se o Cárdias. A saída em astral é mais EMOTIVA eSENTIMENTAL. O frio intelecto nada tem que ver com a saída em corpo astral. O cérebro é lunar, o coração é solar. Para sair à vontade em corpo astral necessita-se de emoção superior; certo tipo de emotividade, sentimento, uma supersensibilidade muito especial e o sonho combinado com a meditação. Estas qualidades somente se conseguem com o desenvolvimento do Cárdias.

CHAKRA  VISHUDHA  OU  IGREJA  DE   SÁRDIS è Encontra-se no Nadi Sushuma, no plexo Laríngeo, relacionado com o elemento Éter. O tatwa correspondente é AKASHA


Subindo pelo canal sutil, o próximo ponto onde há contato entre os mundos visível e invisível é o Chakra Vishudha ou Centro de Grande Pureza, pois esta Igreja está vinculada com uma ordem de Ser muito evolucionado; é a porta de entrada ao plano da sabedoria eterna. Está colocada na base da garganta no ponto de união da coluna vertebral e a medula ablongada, na glândula Tireóide. Tem 16 pétalas, que são: AM, AM, IM, IM, UM, UM, RIM, RIM, LRIM, LRIM, EM, AIM, OM, AUM, AM, AH. Controla o sentido do ouvido oculto. A pele, a boca e a respiração estão relacionados com a glândula tireóide. É de cor azul intenso. Seu desenvolvimento confere ao iniciado muitos poderes, sendo o principal a Clariaudiência, com o qual pode ouvir no mundo físico os sons das dimensões superiores, interiormente. Este chakra está relacionado com o plano mental. Devemos aprender o sábio manejo do verbo; este chakra relaciona-se com o Verbo Universal da Vida. É necessário compreender que há silêncios delituosos e palavras que ferem. A “língua” pode incendiar cidades e também trazer paz e harmonia. Com o desenvolvimento do chakra Laríngeo compreendemos o Esoterismo de todos os Livros Sagrados; conhece-se o passado, presente e futuro de tudo o que existe no Universo.

A garganta é o útero onde se gestam as palavras; os Mestres criam com o poder do Verbo. Nunca digas palavras vãs e imodestas.

CHAKRA   AJNA   OU   IGREJA   DE   FILADÉLFIA è Encontra-se no Nadi Sushuma e no corpo físico está relacionado com o plexo cavernoso, no entrecenho. É também chamado de Terceiro Olho, no sentido espacial. Sua cor é branco puríssimo. É o olho da Clarividência. Despertando este Chakra obtém-se os 8 Shidis ou poderes maiores e os 32 poderes menores. Está intimamente relacionado com a glândula hipófise.

Tem 96 pétalas, sendo 48 de cor rosada e 48 violeta pálida; cada cor toma metade do chakra, de modo que alguns descrevem-no apenas com 2 pétalas. As funções deste centro estão ligadas à vidência nos planos superiores do Universo, permitindo ao Iniciado levar suas investigações até ao átomo, cuja estrutura pode ser percebida e analisada com claridade. De igual maneira, as faculdades deste Chakra permitem observar um sistema solar. A técnica para conseguir tal poder de visão é mais ou menos a seguinte: o operador varia o tamanho do chakra até que tome as dimensões do objeto a observar; desta maneira surge uma relação de igualdade dimensional entre o sujeito e o objeto, permitindo um exame total e minucioso do mesmo. O clarividente deve ser sensível e humilde como a tímida e perfumada florzinha da noite estrelada. Existem duas classes de Clarividências: Clarividência Objetiva, que é a que possui um verdadeiro Mestre e que nunca pode equivocar-se e Clarividência Subjetiva, na qual o Chakra não atingiu seu pleno desenvolvimento. Se não se desperta a Intuição para confirmar a Clarividência, pode-se cometer muitos erros. Os Chakras Ajna e Sahasrara estão intimamente ligados. O Ajna é uma pequena porta no qual se manifestam poderes do Chakra Sahasrara.

CHAKRA   SAHASRARA   OU   IGREJA   DE   LAODICÉIA è Na parte alta da cabeça, com o disco voltado para cima, se encontra este chakra, também chamado o LÓTUS de mil pétalas, porém na realidade tem 972 pétalas. Está situado no nível da Coroa, sitio do olho da Polividência. As 50 letras do alfabeto sânscrito repetem-se incessantemente em forma harmoniosa. É de cor dourada, nos Mestres. Nas demais pessoas tem a cor violeta com a parte central amarela. Quando resplandece totalmente é o símbolo da Coroa dos Mestres. Tem doze estrelas que representam os 12 poderes do homem. Tem íntima relação com a glândula Pineal. Nesta região mora um átomo super Divino, chamada a morada de Shiva pelos indostãos. Em nosso cérebro existem 24 átomos que representam os 24 anciões do Zodíaco.

Serpente do fogo Kundalini ao despertar sobe até o Sahasrara, dando iluminação e sabedoria total, poderes divinos e domínio sobre o tempo e a morte.

OS CHAKRAS

 

Vocalizar o Mantran “O”, conforme explicação do Chakra Anahata; seguir com as práticas anteriores. É a constância, mais que o tempo dedicado, que produz resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário