sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tele-Visão: Troféu Santa Clara 2011 elege o pior da televisão



Pelo quarto ano consecutivo, o blog TELE-VISÃO promove o Troféu Santa Clara, premiação fictícia que comemora a passagem do dia 11 de agosto, dia de Santa Clara, padroeira da TV. O evento reúne um júri de blogueiros especializados em TV que vota livremente nos piores em 15 categorias. Neste ano, o corpo de jurados conta com 14 blogueiros, que são: Lucas Andrade (Portal Cascudeando), Fabio Maksymczuk (Fabio TV), Aion Rollof (Jornal TV), Augusto Cesar (Galeria de Novelas), Pedro Britto (Opinião e Opção), Daniel Abrão (SBT News), Daniel Cury (Curyoso), Jean Marcos Rivelles (Blog de Novelas), Jefferson Balbino (No Mundo dos Famosos), Luana Guimarães (Blog de Arte e Cultura), Luly (Séries|Música|Filmes|Etc), Paulo Victor (Séries no PC), Talita Cruz (Buscando o Foco) e André San (Tele-Visão). A "premiação" consiste em fazer uma crítica bem humorada sobre a programação da televisão brasileira e os "vencedores" você conhece logo abaixo:

Pior novela: "Amor e Revolução"

Em sua primeira novela original no SBT, Tiago Santiago errou feio com Amor e Revolução. A trama micou na audiência e se perdeu. "[A novela] explorou a espetacularização da violência, marca que já foi abandonada pela Record há algum tempo, depois do desgaste da estratégia. Tiago Santiago estereotipou a figura dos militares como 'vilões' e dos grupos de esquerda como 'santos e bonzinhos'", justifica Fabio. "O texto ruim e a prepotência do Tiago Santiago, aliados às boas produções da concorrência fazem dela a pior novela. Tem seus méritos, apesar de tudo", ressalva Daniel Cury. Oito votos.

Foram lembradas: Araguaia (3 votos); Morde & Assopra (3 votos).

Pior ator: Jonatas Faro

O Rafael Cortez de Insensato Coração teve cenas de alto teor dramático, pois enfrentou a morte da mãe e a prisão do pai, além de altos e baixos na relação com Cecília (Giovanna Lancelotti). Mas o ator não soube imprimir todo este drama e esteve inexpressivo a maior parte do tempo. "Apesar de ter melhorado um pouco nos últimos capítulos, em muitas cenas onde poderia ter mostrado o mínimo de talento, foi extremamente ruim. Principalmente na cena da descoberta da morte de sua mãe Clarice (Ana Beatriz Nogueira)", comenta Luana. Talita concorda: "o personagem dele está sempre com a mesma expressão e ele não conseguiu demonstrar emoção em cenas importantes, como a morte da mãe e a descoberta de que não é pai do filho que a namorada espera". Quatro votos.

Foram lembrados: Klebber Toledo (2); Sandro Rocha (2); Bernardo Marinho (1); Claudio Lins (1); Marcos Pasquim (1); Paulo Vilhena (1); Rodrigo Andrade (1).

Pior atriz: Suzana Vieira

Ao lado do autor Aguinaldo Silva, reeditou a personagem Lara Romero, de Cinquentinha, na série Lara com Z. Interpretando uma personagem muito parecida com ela mesma, Suzana a transformou numa caricatura. "Uma pessoa que faz a si mesmo não é atriz.", observa Daniel Cury. "Este ano ela merece, por interpretar a si mesma em Lara com Z é muito fácil!", exclama Britto. Três votos.

Foram lembradas: Maria Clara Gueiros (2); Carolina Dieckmann (1); Deborah Secco (1); Geyse Arruda (1); Helena Ranaldi (1); Ildi Silva (1); Luciana Vendramini (1); Milena Toscano (1); Nívea Stelmann (1).

Pior apresentador: Fausto Silva e José Luiz Datena

Dois apresentadores praticamente "sósias" empataram e dividem a estatueta deste ano. Em comum, os dois têm não somente o mau humor, mas também o deselegante hábito de distribuir "patadas" na produção no ar. É uma barbaridade! "Só o fato dele não deixar ninguém falar já seria um bom motivo para o voto. Porém, além disso, o programa dele está chato e cheio de quadros repetidos toda a semana", diz Aion, que votou em Faustão. Sobre Datena, Jean justifica: "ato lamentável sair da Record pela porta dos fundos". Dois votos cada.

Foram lembrados: André Vasco (1); Britto Jr (1); Gugu Liberato (1); Luciano Faccioli (1); Luciano Huck (1); Marcelo de Carvalho (1); Mario Frias (1); Roberto Justus (1); Rodrigo Faro (1).

Pior apresentadora: Daniela Albuquerque

Bi-campeã na categoria, a musa do Dr. Rey ainda se atrapalha na condução do matinal Manhã Maior. Outro dia mesmo, soltou um "maniquista", se referindo a um maquinista. Humor involuntário, a gente se vê por aqui! "É uma gafe atrás da outra e ainda comentários impertinentes e sem conteúdo", comenta Daniel Abrão. "Deus pediu para Daniela escolher entre beleza e talento. Todos sabemos qual foi a preferência da Sra. Dallevo, não?! Não tem como esquecer o seu funesto desempenho na cobertura do casamento real, comparando a rainha Elizabeth II à Hebe Camargo e posando de Gloria Kalil ao comentar os trajes dos convidados", lembra Augusto. Quatro votos.

Foram lembradas: Christina Rocha (3); Patricia Abravanel (2); Ana Furtado (1); Ana Hickmann (1); Luciana Gimenez (1); Viviane Romanelli (1).

Pior programa humorístico: "Zorra Total"

Reúna um time de bons humoristas, faça-os interpretar esquetes batidos, com piadas que se repetem semana a semana e sirva numa noite de sábado. O que temos? Um dos humorísticos mais sem-graça de todos os tempos! "O programa, assim como o já extinto Casseta & Planeta Urgente!, perdeu a graça há muito tempo", compara Jefferson. "Zorra Total rende poucas risadas para os telespectadores. É uma opção que persiste no ar por vários anos por pura inércia da Rede Globo" diz Fabio. Sete votos.

Foram lembrados: Legendários (2); Pânico na TV (2); Aventuras do Didi (1); Os Anjos do Sexo (1); Show do Tom (1).

Pior locutor esportivo: Galvão Bueno

Galvão coleciona estatuetas no Troféu Santa Clara! Quando anunciou sua aposentadoria, o pessoal ficou triste... porque ela só vai acontecer depois da Copa de 2014! "[O pior locutor] continua sendo e sempre será Galvão Bueno, por sua 'babação' e 'puxação de saco' com certos jogadores, comentário pessoal, entre outras coisas que faz ao vivo durante as transmissões dos jogos", comenta Paulo Victor. "[É o Galvão] simplesmente porque ele ainda não calou a boca", brinca Lucas, lembrando da campanha Cala Boca Galvão, que fez sucesso no Twitter em 2010. Onze votos!

Foram lembrados: Luciano do Vale (1); Silvio Luis (1).



Pior programa jornalístico: "Cidade Alerta"

O programa saiu do ar em 2005 e não fez a menor falta. Mesmo assim, alguém sem juízo na Record decidiu "ressuscitá-lo", mas, sem estrutura e com apresentador iô-iô, a atração de gosto duvidoso ainda não justificou sua volta. "Voltou de uma hora pra outra, não trouxe audiência e desestabilizou ainda mais a estrutura da Record, que está sucumbindo dia após dia", constata Lucas. "Além do entra-e-sai do Datena, o programa consegue não ter nenhum atrativo e nenhuma novidade. Pra quê tanto auê em cima de algo que não trouxe novidade?", pergunta Daniel Cury. Cinco votos.

Foram lembrados: Record Notícias (3); SBT Brasil (2); Brasil Urgente (1); Câmera Record (1); Conexão Repórter (1); Jornal do SBT (1).

Pior programa infantil: "TV Globinho"

Tri-campeã na categoria, a sessão de desenhos das manhãs globais conseguiu, neste ano, o que parecia impossível: ficar ainda pior do que já era. A anunciada reformulação e a entrada dos apresentadores Eric e Letícia deixou o infantil ainda mais boboca. Pufavô, nos deixem em paz com nossos desenhos! "TV Globinho continua horrível para programa infantil! Sorte deles que se livraram daquele Paulo Mathias Jr. Muito ruim!!! Arranjaram uma dupla melhorzinha agora...", disse Jean. "A Globo não sabe se quer passar só desenhos ou se coloca apresentadores pra interagir. A atual dupla não merece nem comentários. Todos que passam por lá só sabem ler o TP e nem isso fazem direito, fica tudo muito artificial", decreta Daniel Abrão. Dez votos.

Foram lembrados: Bom Dia e Cia (1); Carrossel Animado (1); Record Kids (1); TV Kids (1).

Pior revista eletrônica de variedades: "Manhã Maior"

Pelo segundo ano consecutivo, a atração matinal da RedeTV leva a estatueta de pior revista eletrônica. Afinal, não é tarefa fácil desbancar a dupla Daniela Albuquerque e Keila Lima! "O programa conta com a pior apresentadora (Daniela Albuquerque), pega carona no TV Fama constantemente e quando resolvem levar algum especialista para discutir algo importante, a entrevista muitas vezes não rende e o tempo dedicado é pouco. Não acrescenta muita coisa para o telespectador", analisa Talita. "Sinceramente, o programa tenta desde o início ser uma revista eletrônica, mas até hoje não se encontrou. Pautas que não tem nada a ver, troca-troca de apresentadores e reprise de matérias do TV Fama - não dá pra chamar isso de revista eletrônica", decreta Paulo Victor. Oremos por Santa Clara pra que Regina Volpato dê um jeito naquilo! Seis votos.

Foram lembradas: A Tarde É Sua (4); Mais Você (2); Fantástico (1).

Pior programa de auditório: "O Melhor do Brasil"

Há anos refém dos mesmos quadros, o programa de Rodrigo Faro começa a andar em círculos. Duelo Fura-Olho e Dança Gatinho já enjoaram há muito tempo! "Por favor, alguém tenha bondade de avisar a emissora ou ao apresentador que ninguém mais tá achando graça no Dança Gatinho? Ou que a gente sabe que aquele quadro Vai dar Namoro é tudo armado? Ou, ao menos, sejam mais sinceros e troquem o nome O Melhor do Brasil", sugere Luly. "A plateia ganha cachê para assistir Rodrigo Faro bancando o palhaço? Quem sorrir deve ganhar um bônus, só pode!", pergunta Augusto. Cinco votos. É tri!

Foram lembrados: Tudo É Possível (2); TV Xuxa (2); Domingão do Faustão (1); Legendários (1); Programa do Gugu (1); Programa do Ratinho (1); Programa Silvio Santos (1).

Pior reality show: "Big Brother Brasil"

Em 2011, o reality show deu claros sinais de desgaste. Elenco mal escalado, regras frágeis e reviravoltas malucas não adiantaram para deixar a competição mais interessante. "A direção escolheu alguns perfis que explorariam o lado sexual. Isso não daria certo na TV (pode até provocar burburinhos na internet). O telespectador rejeita apelação em um programa voltado para a toda família. As festas que exploraram a vulgaridade de muitos brothers e sisters foram um indício da proposta. Não funcionou. O público quer acompanhar uma boa história de vida. Pessoas do bem. Personalidades que passam algum exemplo de vida. Brasileiros comuns", analisa Fabio. Seis votos.

Foram lembrados: Ídolos (4); A Fazenda (1); Esquadrão do Amor (1); Hipertensão (1); The Phone (1).

Pior série: "Lara com Z"

Lara com Z foi uma mistura de nada com coisa nenhuma. Trama fraca, argumento recheado de clichês, personagens bobos e um dos episódios finais mais idiotas de todos os tempos! "Lara com Z desagradou. Não merece volta! Suzana Vieira perdeu a mão...", diz Jean. "A aposta de Aguinaldo Silva não foi tão bem-sucedida como ele insistia em fazer as pessoas acreditarem. Tanto o roteiro como a produção beiraram o ridículo, mas confesso que mesmo assim acompanhei até o final...", revela Britto. Seis votos.

Foram lembradas: Batendo Ponto (4); A Grande Família (1); CSI (1); Malhação (1); Os Anjos do Sexo (1).

Fiasco do ano: a volta do "Cidade Alerta" e a indecisão de Datena

José Luiz Datena deixou a Band para ressuscitar sua antiga atração, Cidade Alerta, na Record. 47 dias depois, fez o caminho de volta. Na Band, tenta recuperar seu público, enquanto o policialesco da Record não é nenhum estouro na audiência. "[O Cidade Alerta] fiascou sendo relançado com a volta de Datena, fiascou perdendo o Datena e fiascou mais ainda sem o Datena, correndo o risco de sair do ar por baixa audiência. Sinceramente, é o fiasco do ano não só pra Rede Record, mas para a TV brasileira neste ano", decreta Paulo Victor. "Cidade Alerta não encaixa no perfil adotado pela Record desde 2004. Datena voltou de mala e cuia para a Band. Constrangedor", conclui Fabio. Nove votos.

Foram lembrados: Amor e Revolução (2); cancelamento de Aline (1); dancinhas do Rodrigo Faro (1); Lara com Z (1); falsa morte de Amin Khader (1).

Pior programa da televisão brasileira: "A Tarde É Sua" e "Cidade Alerta"

Dois programas empataram com três votos cada e dividem a estatueta de pior programa da televisão brasileira. Cidade Alerta, que também foi eleito o pior jornalístico, só faz explorar a desgraça alheia e reprisar matérias. E como desgraça pouca é bobagem, A Tarde É Sua segue cobrindo velórios e explorando o noticiário policial. "Sonia Abrão se 'supera' a cada ano. Assista o programa se você quiser saber o que aquela sua sub-sub-sub ex-celebridade anda fazendo (ou qual a necessidade que tá passando), qual o mais recente morte/enterro de famoso, e claro, qual o andamento do caso Eliza Samudio. Pior que isso, tô tentando lembrar", ironiza Luly.

Foram lembrados: Superpop (2); Balanço Geral (1); Big Brother Brasil (1); Dr. Hollywood (1); Tudo a Ver (1); Vídeo News (1); Vídeo Show (1).



Troféu Santa Clara: menções honrosas

A novela Amor e Revolução levou fácil o troféu como pior novela, sendo votada por oito jurados. Mas Morde & Assopra, o samba do robô doido criado por Walcyr Carrasco, e Araguaia, o lenga-lenga rural de Walther Negrão, empataram na segunda colocação, levando três votos cada uma. "Morde & Assopra, título confuso e inadequado. Walcyr Carrasco, mesmo sendo talentoso, sempre se limita a escrever novelas óbvias. Morde & Assopra começou mal, porém deu uma virada, por conta do talento de Cássia Kiss, e não pela originalidade do núcleo (que nem original é)", analisa Luana. Já Jefferson elegeu Araguaia a pior da temporada. "A história não era atrativa e o trio de protagonistas (Murilo Rosa, Cléo Pires e Milena Toscano) estava aquém do esperado. O único destaque da trama foi o trio de veteranos: Eva Wilma, Lima Duarte e Laura Cardoso, com brilhantes interpretações", justifica.

As categorias pior ator e pior atriz, como sempre, são bastante disputadas, já que são várias as opções. Jonatas Faro e Suzana Vieira levaram por poucos votos, dividindo a atenção com nomes como Maria Clara Gueiros, a Bibi de Insensato Coração, e Klebber Toledo, o Guilherme de Morde & Assopra. Maria Clara foi votada por Fabio e Talita, que a consideram repetitiva. "Parece que a Maria Clara sempre interpreta o mesmo papel. Mas não sei se é porque sempre reservam o mesmo tipo de personagem para ela ou se é porque ela não consegue 'se libertar' da personagem que fazia no Zorra Total", diz Talita. Já Klebber Toledo foi o escolhido deste blogueiro que vos escreve e de Pedro Britto. O ator é verde para um papel tão complicado.

Já a categoria pior apresentador teve empate entre Faustão e Datena, mas Marcelo de Carvalho, que levou a estatueta em 2010, foi lembrado novamente, pelo jurado Paulo Victor. O mesmo não aconteceu com Daniela Albuquerque ("olá, Daniela!"), que se consagra bicampeã. Mas venceu por pouco: logo atrás dela, com três votos, apareceu Christina Rocha, a apresentadora do Casos de Família, votada por Jean, Lucas e Jefferson. Elas bem que poderiam fazer uma dupla e lançar um novo programa: Olá Daniela, Alô Christina! Que dupla, hein? "Embora o formato do programa dela seja relacionado à 'barraco' isso não infringe que a apresentadora também seja 'barraqueira'", diz Jefferson, sobre Christina. Patricia Abravanel, herdeira de Silvio Santos, também debuta no Troféu Santa Clara com dois votos (meu, inclusive). "Cheia de poses, frases de efeito bem gravadas, caras e bocas, com uma animação planejada, esbanja superficialidade. E, claramente, em breve pode ter seu próprio programa. Medo", analisa Luly.

Zorra Total, que não levava um troféu de pior humorístico desde 2008, voltou a figurar entre os vencedores do Santa Clara. Ficou mais fácil para ele depois que o Casseta & Planeta saiu do ar, e a vitória foi folgada. Mas num distante segundo lugar, apareceu o Pânico na TV, e merecidamente: a trupe de Emílio Surita não está em seu melhor momento. "O humorístico caiu muito, desandou e acabou perdendo o brilho que já o fez ser o melhor", diz Britto que, ao lado de Augusto, votou no dominical. Já pior locutor, não tem pra ninguém: Galvão Bueno segue invicto, tornando-se uma lenda no Troféu Santa Clara: entra ano e sai ano, dá Galvão na cabeça!

Na categoria jornalístico, não faltavam "boas opções", como SBT Brasil e Record Notícias. O gigantesco noticioso da hora do almoço da Record, aliás, foi vice, arrebatando os votos de Talita, Britto e Augusto. "Nesse programa, jornalismo rima com sensacionalismo de uma maneira impressionante. A Record consegue a proeza de exibir uma desgraça seguida da outra por duas horas e meia, de segunda a sexta", observa Augusto. Outro honroso segundo lugar aconteceu na categoria revista eletrônica, com os quatro votos obtidos pelo A Tarde É Sua. "Vamos aproveitar que a tarde é sua e falar um pouco sobre essa polêmica, né, que é escolher a pior revista eletrônica de variedades. Mas antes, é rapidinho, só um recadinho da Tekpix!", brinca Lucas, que votou no programa de Sonia Abrão, junto com Fabio, Augusto e eu.

As loiras Xuxa e Ana Hickmann viram suas atrações, TV Xuxa e Tudo É Possível, empatarem em segundo lugar na categoria pior programa de auditório. "O Tudo É Possível já não mais o mesmo desde a saída de Eliana. É um quadro pior que o outro", compara Daniel Abrão. Em pior reality, Ídolos teve expressiva votação, sendo indicado por Luly, Augusto, Luana e Britto. "No fim, em cinco temporadas acontece sempre a mesma coisa: o ídolo não surge. Ou seja, este reality é uma grande enganação" constata Luana. Em pior série, Batendo Ponto também leva um honroso segundo lugar. "A série desperdiçava o talento de Ingrid Guimarães, com histórias bobas, que tentavam sem êxito serem engraçadas", crê Aion.

Fiasco do ano, como sempre, rende as respostas mais inusitadas e divertidas. Embora o quiprocó de Datena e Record tenha levado fácil, tem como ficar indiferente diante da falsa morte de Amin Khader (lembrada por Talita) ou as chatérrimas dancinhas do Rodrigo Faro? "Aquilo lá já deu o que tinha que dar, está na hora de inovar", diz Aion que, assim como a torcida brasileira, não vê graça nas performances de O Melhor do Brasil.

Sobre o Troféu Santa Clara

O Troféu Santa Clara é um prêmio fictício criado pela Folha de S. Paulo no ano de 1997. Na ocasião, o jornal reunia seus jornalistas especializados em TV num júri, que votava nos piores daquele ano na TV. Os vencedores eram revelados no extinto caderno TV Folha e, posteriormente, na Folha Online, sempre na semana do dia de Santa Clara, padroeira da TV. A última edição foi realizada em 2004. Em 2008, o blog TELE-VISÃO resgatou a ideia, montando um júri de blogueiros convidados especializados em TV, para dar continuidade a essa divertida maneira de se apontar as falhas da nossa televisão.

O "prêmio" leva o nome de Santa Clara porque a santa é considerada a "padroeira da TV". Clara Favarone foi uma religiosa que nasceu em Assis, na Itália, no ano de 1193. Canonizada em 1255, em 1958 ela foi declarada "padroeira celeste da TV" pelo papa Pio 12. Assim, o dia 11 de agosto é considerado o dia da televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário